segunda-feira, 13 de setembro de 2010

The City that NEVER sleeps...


Domingo, 12 de Setembro de 2010


Os primeiros dias em NYC passaram a correr e por isso acabei por nem querer parar para escrever no blog..

Esta cidade é decididamente maravilhosa e uma loucura total... no bom e mau sentido. As pessoas correm de um lado para o outro, parece por um lado uma cidade tao cheia de emoção mas ao mesmo tempo nota-se que as pessoas sao solitárias, sorriem automaticamente mas pergunto-me até que ponto serão os sorrisos assim TÃO sentidos, e perdem-se entre luzes maravilhosas, ideiais de vida, lojas gigantes onde procuram alimentar os egos e sentirem-se a brilhar como a propria cidade!
Mas tenho adorado...e cada vez mais sinto esta cidade como sendo definitivamente a minha cidade, a cidade onde nao me importaria de viver vários anos.
Em vez de me meter em passeios tipicos turisticos por times square, central park etc, decidi começar logo pelo mais "alternativo"! No meu primeiro dia fui visitar Greenwich, Soho, Little Italy e Chinatown. Nesta zona da cidade ve-se chineses e italianos ao molho, tal como os nomes indicam, e encontram-se os melhores restaurantes com comida de toda a parte do mundo! Greenwich é uma zona muito castiça, quase parece que estamos de repente em Londres! O comércio é forte nestas areas e é uma zona onde se compram falsificações de marcas com fartura. Engraçado de observar... :) Tanta gente que vem a esta cidade e passa 90% do tempo a comprar roupa em vez de apreciar simplesmente a vida que ela tem... A vida que se acumulam nestas ruas e fazem delas diferentes de qualquer outra cidade onde ja tenha passado.
No segundo dia fui mais duas raparigas que tambem estao na minha residencia e sao tambem das Nacoes Unidas até Long Beach! Uma zona de praia a 1 hora de Nova Iorque... Ao chegar à praia senti de repente as saudades que ja tinha de Portugal e ainda so tinha saido dai à 2 dias!Definitivamente o mar é uma inspiraçao unica...e os arranha céus de NYC escondem a luz do Sol que tanto precisamos. Adorei Long Beach por ser uma tipica pequena cidade de arredores americana... com casinhas todas fila, muito parecidas, com a relvinha, front porch...enfim! O tipico filme americano :P Um dia bem passado seguido de uma noite animada num restaurante italiano em Hell's Kitchen, uma zona também de muitos restaurantes e mais conhecida por ser a zona gay cá do sítio. E depois de jantar, uma ida outravez até Greenwich que é onde quase todos se encontram para beber um cocktail.

O 11 de Setembro foi passado de forma bastante silenciosa nesta cidade.... sentia-se o silencio entre todos, muita coisa parou, os taxis reduziram quase para metade, e a visita que fiz ao local onde estavam as torres gemeas fez-me pensar bastante... e perceber duas coisas: 1º - vivemos num santo de um país chamado Portugal (apesar de tantas coisas ter a melhorar e também isso eu estar a compreender aquí) , 2º - aquele dia foi de facto algo que traumatizou as pessoas desta cidade para sempre...
Ouvia os discursos de pessoas indignadas nas ruas, provando com factos que todo o 11 de setembro foi previamente pensado e apoiado tambem pelo governo americano, palavras que me entristeciam, que me fizeram fechar os olhos e lamentar todas as pessoas que infelizmente faleceram naquele dia devido ao acontecimento trágico.... mas .... e também nao esquecer, todas as pessoas no Iraq que sofreram as consequências de actos que nem sequer sabiam que se estavam a suceder... todas as pessoas que pouco ou nada tinham, e que até a vida perderam. Por guerras e mal entendidos entre pessoas que sao iguais a nós mas simplesmente têm mais poder... E isso revoltou-me.

Mas...cidade maravilhosa... musica na rua a toda a hora, uma energia que nos alimenta a alma, pessoas sonhadoras que se mudam para nova iorque para tentar a sua sorte na carreira, jovens...muitos! E sonhadores :) Tal como eu.
Ambição em todo o lado...
Luzes luzes luzes......

E agora....Nações Unidas.... A caminho! (Aperto na barriga!)

LINK para fotografias: http://picasaweb.google.pt/marta.sousamonteiro/NewYorkCity?authkey=Gv1sRgCOztrLbgoPrXBw&feat=directlink

Sem comentários:

Enviar um comentário