quinta-feira, 9 de setembro de 2010

If I can make it here I can make it any god damn where!



E aqui sigo eu no aviao a caminho de NYC.
Parece que nem é verdade. Sinceramente quase que nem acredito que isto está a acontecer...parece mentira. Nem sequer me sinto nervosa! Sinto-me sim apática... Será que apenas irei compreender a dimensão do que se está a passar quando aterrar na cidade que nunca dorme?
Passam-me agora 1001 perguntas pela cabeça mas apenas uma certeza: os sonhos podem-se mesmo tornar uma realidade.
Bem sei que há quem passe uma vida inteira a desejar algo que nunca chega a alcançar, mas de que serve a vida se nao tivermos sonhos?
Desde miuda que me lembro ambicionar um dia trabalhar em Nova Iorque. Toda a energia da cidade, todas as luzes, as pessoas cada uma do seu lado do Mundo, o barulho das buzinas(nao tao mau como na Índia, that's for sure :P)...Enfim, um conjunto de coisas que me faziam sonhar.
Trabalhar em NYC sempre significou para mim liberdade e realização. Pus esta ideia na cabeça e durante todos estes anos ninguém ma tirou. O meu pai às vezes dizia-me "mas que raio de mania essa!" mas nem isso nem mais absolutamente nada me tirava aquela ideia da cabeça...Um dia vou trabalhar em NYC. E a minha persistência, as horas passadas na internet a procurar oportunidades de estágios, de cursos de verao, do que quer que fosse... fazia-me sonhar! Fazia-me sentir aquele arrepio na barriga que me deixava com mais força para estudar, fazer contactos, aprender, saber mais... para conseguir chegar mais perto da realizaçao deste sonho. Talvez o sonho de ir para NYC pudesse ser outro sonho qualquer... como ter filhos, ser presidente da républica, dar a volta ao mundo em 90 dias, conquistar o lugar de CEO de uma grande empresa... Na verdade cada um de nós deve ter um sonho, por mais pequeno que seja. Algo que nos faça sentir arrepios na barriga.
O sonho passa a tornar-se numa ferramenta de motivação, ambição e definição de metas.
Agora que estou dentro deste aviao recordo com saudade o dia em que entrei para a AIESEC. O dia em que conheci a organizaçao... O que mais me fascinou foi saber que haviam conferencias nacionais onde se discutiam formas de desenvolver o nosso escritório local e os estágios internacionais. Claro que "r(rrr)ata" como eu sou estava de olho nos estagios para ver se arranjava algum para NYC. Na altura fiquei triste por saber que afinal a AIESEC nao tinha praticamente nenhum estagio nos Estados Unidos e que ainda nao seria desta que realizaria este sonho... Mas agarrei-me à organizacao, aprendi o maximo que pude, e acreditei no que me diziam: para teres realmente uma experiencia rica no estrangeiro e na realizaçao do teu sonho, deves primeiro aprender, desenvolveres-te cá, e compreenderes melhor sobre aquilo em que realmente tens potencial.
Agora que penso, nao me faria tanto sentido ir para NYC estagiar numa qualquer empresa de marketing ou comunicaçao... CLARO que iria na mesma, é sempre uma experiencia, mas nao seria a mesma coisa.
Na AIESEC descobri que o meu grande potencial é o lado Humano. Não trocava (mesmo) a minha experiência através da AIESEC na Índia o verão passado por nenhuma outra... Nem mesmo por NYC.
Na India foi onde comecei a compreender mais do que mexe comigo...Pessoas. Trabalhar nas Nações Unidas?...Yeah right. Tantas vezes me passava isso pela cabeça mas sinceramente nunca pensei que fosse acontecer. E aqui estou eu... Segunda-feira de manhã começo o meu estágio no departamento de Informação Pública das United Nations...
O bichinho por NYC volto a vir ao de cima nos ultimos meses... Meses que foram dificeis demais para mim a nivel pessoal mas em que mesmo assim conseguia encontrar força de leao para seguir em frente e voltar a procurar coisas na área da responsabilidade social mas agora (e finalmente) em....Nova Iorque (tinha de ser)! Tinha de ser agora a altura certa para este sonho se tornar uma realidade. Lá estaa eu outravez com o "bichinho"... E houve um dia em que parei e me apercebi..."Bolas...mesmo no meio do caos na minha cabeça e das coisas tristes que tenho vindo a sentir nos ultimos tempos, a ideia de ir para Nova Iorque continua a fazer-me sentir, passados tantos anos, isto... esta motivaçao, força, vontade e certeza!"
Era realmente impossivel eu nao realizar este sonho... de uma forma ou de outra precisava de vit até cá, precisava de viver esta experiencia, precisava de percebe entao o que me espera ca... E principalmente, precisava de perceber o que é que em mim me puxava tanto para cá, verdadeiramente Porque sei que nao á apenas por ser uma cidade deslumbrante... sei que havia e há algo mais, e no final desta experiencia sei que terei a resposta.
Nao tenho duvidas de que vao ser meses em que vou aprender muito...onde me vou descobrir ainda melhor e contiuar o caminho que tenho vindo a fazer ultimamente de me conhecer e perceber melhor. Apesar de parecer estranho eu dizer isto, julgo que ira ser uma experiencia muito mais desafiante que os 2 meses que passei na India. Desafiante de formas diferentes claro... Os desafios nao vao ser exactamente comprar garrafas de agua potável ou regatear o riquexó com o homem que tenta a força toda convencer-me que não está a pedir dinheiro a mais por uma viagem de 5 minutos (funny). Mas desafiante a nivel de conhecimento proprio... Acho que me vou debater com alguns pontos em mim que vou ter definitivamente de resolver. A nivel profissional por exemplo, e tambem a nivel de relacionamentos com os outros.
:) E que bom que isto me sabe... Mais uns meses de desenvolvimento pessoal! What else?
Posso-vos dizer que... Sinto-me feliz... Sinto-me Overwhelmed!... (nao consigo descobrir a traduçao desta palavra para portugues mas descreve exactamente o que sinto).
E o melhor de tudo e que nao me sinto ANSIOSA ou NERVOSA... Sinto-me em Paz, certa, confiante. Sim...é este o meu caminho agora :)
Fazer companhia a mim mesma tem sido das coisas que mais tenho apreciado/aprendido a fazer ultimamente... Descobrir o que é estar comigo :)
Peço-vos...SONHEM... E realizem. Nunca é tarde...Nunca somos velhos demais, nunca temos uma situação IMPOSSIVEL de contornar, está nas nossas maos.
Existem aqueles que largam tudo e mudam-se para um ashram no Nepal... mas julgo nem sempre ser preciso tomar o caminho drastio de mudar a nossa vida de um dia para o outro... Podemos apenas acreditar... Believe (Obrigada Nana :) )... e caminhar no caminho dos nossos sonhos, e se sentiros que ja nem sabemos sonhar, darmo-nos a liberdade de o fazer. Assim que limpamos as nossas cabecas, tudo vem ao de cima novamente com tanta força!
Como dizia o postal que a minha Mae me ofereceu ontem: "Nunca desistas de perseguir os teus sonhos. Vive a vida que imaginaste" - Thoreau
Obrigada Mae :)
Bem...estou inspirada e a entrar no meu modo "filosofa"!
Dentro de 1 hora e pouco aterro na cidade que todos estes anos serviu de ferramenta para eu nao deixar de sonhar, para eu nao desistir, para eu acreditar que o dia em que eu ia "voar" estava cada vez mais perto. Hoje é o dia :)

Um abraço a todos***

1 comentário: