segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Celebrity week!?

Quinta-Feira, 23 Setembro 2010


(Antes de mais aviso que este post sera escrito sem acentos porque decidi ficar ate mais tarde no computador do escritorio para vos escrever, ja que a minha internet em casa e uma bela treta :D )

Pois e, parece que esta foi a minha "celebrity week"!


Numa so semana conheci pessoalmente o Edward Norton, vi de perto o Obama a discursar na Assembleia Geral e ainda corri pelas ruas de NY para chegar a tempo para conhecer o Tim Gunn que esteve a fazer um mini show na JCPenneys, uma loja na 6th Avenue, com dicas sobre moda para o Inverno de 2010!

Edward Norton, Obama e Tim Gunn! Not bad! :P


De facto toda a gente para nesta cidade... e cruzarmo-nos com pessoas que nunca pensamos ver na vida torna-se quase natural.
Enfim... Estou aqui por uma causa, mas admito que tambem sabe bem e torna-se engracado poder ver estas pessoas :) Gostei especialmente de conhecer o Edward Norton porque ele esta a trabalhar muito afincadamente com a ONU no departamento que esta ligado a Biodiversidade. Tem uma equipa inteira por detras dele a trabalhar com ele em campo nestas causas e achei-o nao so uma pessoa muito interessante como tambem super simples e acessivel.


E e capaz de ser das poucas celebridades nos Estados Unidos que nao tem um Publicist, ou seja, uma pessoa que trata exclusivamente de toda a publicidade feita em torno daquela celebridade especifica com o objectivo, obviamente, de o promover e fazer dinheiro a conta dele.

Mas com a vinda do Obama a ONU a cidade parou toda... os transportes publicos estavam pessimos e para entrar para ruas perto da ONU, so com prova de residencia ou com um pass de entrada a comprovar que ca trabalhamos... Snipers, policia, secret services...enfim, um autentico filme americano :P

Sinto que so quero aprender aprender aprender... Sinto-me mais que nunca como uma esponja que esta a tentar ao maximo assimilar tudo e perceber tudo :)
Vou-vos mantendo a par :)






This is my mission :) What is yours?


domingo, 26 de setembro de 2010

International Day of Peace

17 de Setembro de 2010

Hoje foi o International Day of Peace aqui nas Nacoes Unidas, e o meu departamento, pelo facto de trabalhar com todos os Mensageiros de Paz e Embaixadores de Boa Vontade, teve bastante trabalhinho...
Recebemos o grupo de celebridades que veio participar no evento junto do Secretario Geral da ONU o Mr. Ban Ki Moon.

Foi engraçado conhecer pessoas como a Yuna Kim, campea olimpica de patinagem no gelo, a Goedele Liekens, a oprah da belgica, a Midori, uma das melhoers violinistas do Mundo, o Elie Wiesel, que ja ganhou o premio nobel da paz e que esteve preso em Auschwitz apois a 2a guerra mundial, a Anggun, uma cantora muito conhecida na Asia e a Catarina Furtado que todos sabemos quem e :)
Todas as celebridades estao alocadas a um departamento das Nacoes Unidas e usam o facto de serem famosos para conseguir lutar pelas causas da ONU e tentar de alguma forma "passar a mensagem".
A Catarina Furtado apareceu com o marido, Joao Reis, e foi engracado ao fim do dia ja nos darmos tao bem. Ela lembrouse de mim de um evento da Microsoft e foi super simpatica! Fezme imensas perguntas sobre o meu estagio e teve-me a dar alguns conselhos de trabalho tambem :) Foi engracado ter uma portuguesa a falar comigo como se fosse quase minha amiga e os meus chefes muito chocados "entao mas ela nao e uma SUPER celebridade em portugal??? e fala tao bem contigo???"...lol :P bem..."Super Celebridade..." hmm... A catarina furtado e uma super celebridade?
Mas o que mais me tocou em todo aquele dia foi sem duvida ouvir o Elie Wiesel falar perante um publico enorme de jovens americanos...
O tema do dia era obviamente, a Paz. O Elie Wiesel arranjou uma forma de falar de Paz baseado no que ele passou em Auchwitz apos a 2ª guerra mundial...impressionante e deixou toda a gente com lagrimas nos olhos.
Todas estas celebridades sao pessoas bem sucedidas, cheias de posses economicas, e nota-se que algumas estao ligadas a estas causas para tambem serem bem vistas perante o publico...
Mas outras, como por exemplo o Elie Wiesel ou a Midori, ou ate mesmo a Catarina Furtado, nota-se claramente que lutam com unhas e dentes por estas causas e estao dentro dos assuntos e fazem viagens regulares a missoes da ONU em paises subdesenvolvidos onde conseguem mesmo fazer 1 diferenca, onde investem tempo e dinheiro... E acho isto fascinante.
E faz-me de facto sentido trabalhar nesta area... Porque no fundo estou a tratar do "marketing" da ONU atraves das celebridades que se ligam a organizacao...e isso e muito interessante mesmo!
Enfim...Foi um dia bom :)
E deixo-vos uma frase... dita pelo Elie Wiesel com quem tive o prazer de depois conversar um pouco :)

"Love is not made of years but of moments. Some are bright moments, some are dark moments. In the end, it is up to you to choose the ones you decide to follow. In the end, it is always your choice."
- Elie Wiesel, 17 Setembro 2010
Ainda bem que temos a sorte de conhecer pessoas na vida que nos inspiram e nos fazem ter momentos de viragem... :)




Fotografias em: http://picasaweb.google.pt/marta.sousamonteiro/NewYorkCity?authkey=Gv1sRgCOztrLbgoPrXBw&feat=directlink

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

“And when those moments of happiness come, they've got to be their own reward.”

=) Feeling Happy *

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

The United Nations

Quarta-Feira, 15 de Setembro de 2010

"All the World is represented in the United Nations. We are daily all together working for a better World and are here to serve each other"

O primeiro dia nas Nações Unidas é capaz de ter sido um dos dias mais "surreais" da minha vida. Nao no mau sentido claro... Mas no sentido em que eu estava como que estupefacta com tudo o que se estava a passar à minha volta. Este ano houveram mais de 5000 jovens de todo o Mundo a candidatarem-se para estes estagios... e ali estávamos nós... os 280 estagiários escolhidos de todo o Mundo, e num só dia sou capaz de ter conhecido mais de metade. Foi fascinante falar com pessoas que partilham ideais parecidos com os meus e com quem posso realmente ter uma conversa. Ora estava a falar com a Alemanha, ora com a Australia, ora com a Espanha ou a China ou o Japão...

Foi quase como se de repente me tivessem enfiado na "AIESEC" dos grandes!
280 estagiarios todos sentados numa sala de conferencia gigante para iniciar aquele que é a realização de um sonho para quase todos. E todos com a mesma vontade: tentar mudar um pouco do Mundo.

Começamos o dia com o responsável maximo por segurança das Nações Unidas a falar-nos sobre como a Al-Qaeda ja deu a entender que o proximo target é o edificio das Nações Unidas e que eventualmente irá acontecer (certeza dada pelo tal do senhor responsavel por segurança...) ............. Minha reacçao: Qual é a saida mais proxima!?!?!? Podiam ter avisado ANTES de aceitarmos o estagio nao???
Mas bem... La meti na cabeça que mesmo que o raio do edificio va pelos ares, sortuda como sou, nao estarei la dentro! :P


Ouvimos pessoas interessantissimas falar, inclusivé uma senhora que já foi assistente pessoal de três secretários gerais da ONU no passado, incluindo o Kofi Annan. Fiquei surpreendida por saber que o Kofi Annan foi o primeiro staff member a subir para Secretario-Geral da ONU. Ou seja, foi o primeiro homem na história das Nacoes Unidas que mesmo trabalhando dentro da organizacao, conseguiu obter tal lugar. Os outros foram todos convidados...incluido o actual, Mr. Ban Ki Moon (digam lá que o senhor nao tem um nome engraçado! BAN KI MOOOOONN! Spooonn!!)


Os nervos subiam-me pelo corpo todo...sentia-me nervosa, ansiosa, sem saber como agradecer por estar ali sentada... por ter pessoas a darem-nos os parabens por termos sido os escolhidos, por nos dizerem que estao a apostar em nos... Foi estranho mas gratificante...


"Optimism is a force multiplier,and it can take you anywhere"


Fiquei espantada por saber que representantes da Uniao Europeia tem reunioes semanais nas instalacoes da ONU com o Secretário-Geral e que a ONU ve a UE como um exemplo a seguir a muitos niveis, e admira o trabalho que tem sido feito dentro da area da responsabilidade social e tambem a forma como os paises europeus aderem à possibilidade de ajudarem paises em desenvolvimento.
Falou-se tambem do genocídio em Luanda e na forma que a ONU falhou nessa altura, resultado de tantos paises estarem mais preocupados com as suas proprias questoes politicas, inclusive os Estados-Unidos, na altura regido por Clinton que apareceu mais tarde em Luanda para pedir desculpas pessoalmente por nao ter dado mais atencao às várias chamadas de atençao por parte da ONU de que as coisas estavam realmente complicadas por lá e que a ajuda dos EstadosUnidos seria preciosa...

Estas pequenas coisas, estes pequenos detalhes, dao vontade de trabalhar numa organizacao como esta. Porque agora finalmente sinto que estou a trabalhar com um sentido... Por algo que tem um fim concreto de bem estar para toda a humanidade. Algo que tenho a certeza que irá unir pessoas, em vez de as afastar. Quem trabalha na ONU tem tambem de assinar um contrato em como passa a ser uma cidadã/um cidadão de Serviço Civil Internacional e que deverá esquecer as suas crenças religiosas ao tomar decisoes de trabalho.

O primeiro dia foi basicamente passado em conferencia, a perceber quais os cuidados a ter, o que sao as Nacoes Unidas de uma forma mais aprofundada, e o que podemos esperar do nosso estagio.

No segundo dia lá fui eu preparada para conhecer a Joanna Piucci, senhora que é minha supervisora... Cheguei com o coraçao a 1000 ao local de trabalho, 10 minutos antes das 9, após ter feito o caminho a pe todo de minha casa ate a ONU (30 mins a pé e passa-se por sitios lindos, por isso vale a pena!). Esperei...esperei...esperei mais um pouco...10 da manha e nada... La comecou a motivacao a descer. Perguntei a toda a gente se sabiam dela...e nada... as 10h30 la apareceu a senhora, meia timida sem saber bem o que me dizer ou fazer comigo... Pico de desmotivaçao total. Mas foi engraçado como rapidamente dei a volta por cima, e falei com o senhor que trabalha com ela (Carlos) que me explicou uma data de coisas mais outra rapariga (Krystal - totalmente AMERICAN YOU KNOW LIKE OH MY GOOODDD MARTTHAAAA). Acho que ja perdi a vergonha e tambem a paciencia de ficar dependente de chefes que nao sabem bem o que fazer conosco! Por isso la fiz eu o meu caminho e fiquei encarreirada.

A proxima semana será a semana mais importante de todo o ano da ONU. É a semana da Assembleia Geral onde todos os secretários de estado se encontram na ONU durante 3 dias para discutir e definir coisas importantes a ver com todos os problemas que se passam actualmente em todo o mundo. É tambem a melhor altura para se ser estagiario porque vemos pessoas, aprendemos coisas, e participamos em algo que nos podera ensinar muito e trazer-nos oportunidades extra.

O meu departamento trata exclusivamente da relacao com os Messengers of Peace (Mensageiros de Paz) e os Ambassadors of Good Will (Embaixadores da Boa Vontade). Estas pessoas sao todas celebridades conhecidas, e o nosso trabalho e organizar a agenda delas em relacao aos varios eventos da ONU, convida-las para estarem presentes, fazerem pequenos filmes de viagens que estas celebridades fazem a locais onde andam a tentar ajudar de alguma forma. Todas as celebridades tiveram iniciativa propria de se tornarem representantes das Nacoes Unidas e tentam de alguma forma usar a sua exposiçao publica para ajudar a "passar a mensagem". Em Portugal temos por exemplo a Catarina Furtado.

Esta Sexta-Feira, como celebraçao do inicio da Assembleia Geral anual, temos o International Day of Peace (procurem no Google :) ), dia festejado desde 1981 e criado pelas Nacoes Unidas como o dia em que cada ser humano no Universo deverá fazer algo para promover a Paz entre todos ou consigo proprio (ja agora, meditação esta incluido no Menu :) ).
Neste dia irão estar presentes várias celebridades, entre as quais Elie Weisel, Yu-Na Kim, Catarina Furtado, Edward Norton, entre outros. Claro que me puseram logo responsavel por ajudar a Catarina Furtado caso ela precise de algo, visto falar portugues. Vai ser engraçado vai :P Voulhe dizer "Olha la, nao achas que aquela tua fotografia na avenida da republica em lisboa esta um bocadinho grande demais!?!?" ahahah...

:)

Mas é engraçado... como a vida muda. E como a minha tem vindo a mudar tanto, e a seguir o caminho que sempre desejei. Falta so mesmo um bocadinho assim... um danoninho... para me sentir 100%. Mas claro que sentirmo-nos a 100% nao sabe tao bem como ficar nos 98%...


Estes americanos sao bastante desactualizados em algumas coisas... Nao usam por exemplo o excel e ficaram muito admirados de eu perceber daquilo. Basicamente nao tinham qualquer documento onde aglomerassem todas a informacao de cada celebridade que ira estar presente... Tinham tudo em mails espalhados e nada organizados! Nao sabiam a que horas chegavam as pessoas, o que precisavam, quem traziam com eles, quantos passe's precisavam, quantos dias ficavam, se eram ou nao vegetarianos etc etc etc... Simplesmente, nao tinham nada disso organizado.

Obcecada em organizacao como sou, la me meti a criar uma spreadsheet onde meti tudo tim tim por tim tim baseado nos varios mails que eles tinham recebido... Cara deles no fim: "ah.....que giro....isto é mais prático assim...".

Hmmm...fiquei pensativa.... "Espero vir a aprender alguma coisa aqui!", pensei para mim. Mas ja decidi e percebi que aprender esta nas minhas maos. Basta procurar saber! Perguntar, mostrar-me interessada. E eles tem muito para me ensinar, disso nao tenho duvidas.

Irei tambem definir uma melhor estrategia de marketing para o website de uma das iniciativas deles que esta de momento pessimo... www.un.org/mop , e depois trabalhar com a equipa Web para mudar tudo. Espero que aqui também me dêem toda a liberdade de trabalho que a Microsoft me dava... Na Microsoft sentia mesmo que confiavam nos estagiarios e que estavam preparados para nos receber. Aqui nota-se que ficam meios assustados com a nossa presença... do genero "Oh naoooo...ela precisa de mim, precisa que eu a ajude e lhe ensine coisas e isso é demasiadamente "fluffy" para mim que sou americana e gorda e gosto de comer donuts nos breaks YOU KNOWWWW" :P

Por falar em Donuts, acho que ja emagreci... Nunca comi tao saudavelmente na vida, e nao é por aqui ter muita escolha de comida saudavel, porque nao tenho! É simplesmente porque so de olhar para esta comida cheia de molhos e fritos etc etc nem consigo comer nada...fico mal disposta e so como fruta, saladas e sandes sem molhos.! Acho que nunca mais como batatas fritas na vida... Se vissem as de ca com toping de cebola e alho e ervas... baaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhh....

Mas tem sido fascinante esta minha experiência... e passear depois do trabalho, ou de manha antes do trabalho, pelas ruas de Manhattan tem sido algo lindo de recordar tambem. As pessoas cada uma com o seu cao, todas simpaticas umas com as outras... os mercados de rua que vendem fruta e legumes,o cheiro a doces que quando chegamos mais perto nos assustamos por terem toppings de tudo e mais alguma coisa... Mas no geral, a VIDA... que aqui encontro. Uma VIDA com a qual me sinto identificada...nao no sentido lacto, mas no sentido em que aqui me sinto viva. Pelo menos durante uns tempos... :)

Sinto saudades de todos voces... *

E nao se esqueçam! Sexta-Feira façam algo em favor da Paz :) Interior ou Exterior.

PS: Mais fotografias no local habitual :) Seguir o link no post anterior!




"Change will come about not in a passive way but in an active way. By coming together we can indeed make a better world"

“It's a simple solution...you change one thing, and suddenly you've changed everything."

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

The City that NEVER sleeps...


Domingo, 12 de Setembro de 2010


Os primeiros dias em NYC passaram a correr e por isso acabei por nem querer parar para escrever no blog..

Esta cidade é decididamente maravilhosa e uma loucura total... no bom e mau sentido. As pessoas correm de um lado para o outro, parece por um lado uma cidade tao cheia de emoção mas ao mesmo tempo nota-se que as pessoas sao solitárias, sorriem automaticamente mas pergunto-me até que ponto serão os sorrisos assim TÃO sentidos, e perdem-se entre luzes maravilhosas, ideiais de vida, lojas gigantes onde procuram alimentar os egos e sentirem-se a brilhar como a propria cidade!
Mas tenho adorado...e cada vez mais sinto esta cidade como sendo definitivamente a minha cidade, a cidade onde nao me importaria de viver vários anos.
Em vez de me meter em passeios tipicos turisticos por times square, central park etc, decidi começar logo pelo mais "alternativo"! No meu primeiro dia fui visitar Greenwich, Soho, Little Italy e Chinatown. Nesta zona da cidade ve-se chineses e italianos ao molho, tal como os nomes indicam, e encontram-se os melhores restaurantes com comida de toda a parte do mundo! Greenwich é uma zona muito castiça, quase parece que estamos de repente em Londres! O comércio é forte nestas areas e é uma zona onde se compram falsificações de marcas com fartura. Engraçado de observar... :) Tanta gente que vem a esta cidade e passa 90% do tempo a comprar roupa em vez de apreciar simplesmente a vida que ela tem... A vida que se acumulam nestas ruas e fazem delas diferentes de qualquer outra cidade onde ja tenha passado.
No segundo dia fui mais duas raparigas que tambem estao na minha residencia e sao tambem das Nacoes Unidas até Long Beach! Uma zona de praia a 1 hora de Nova Iorque... Ao chegar à praia senti de repente as saudades que ja tinha de Portugal e ainda so tinha saido dai à 2 dias!Definitivamente o mar é uma inspiraçao unica...e os arranha céus de NYC escondem a luz do Sol que tanto precisamos. Adorei Long Beach por ser uma tipica pequena cidade de arredores americana... com casinhas todas fila, muito parecidas, com a relvinha, front porch...enfim! O tipico filme americano :P Um dia bem passado seguido de uma noite animada num restaurante italiano em Hell's Kitchen, uma zona também de muitos restaurantes e mais conhecida por ser a zona gay cá do sítio. E depois de jantar, uma ida outravez até Greenwich que é onde quase todos se encontram para beber um cocktail.

O 11 de Setembro foi passado de forma bastante silenciosa nesta cidade.... sentia-se o silencio entre todos, muita coisa parou, os taxis reduziram quase para metade, e a visita que fiz ao local onde estavam as torres gemeas fez-me pensar bastante... e perceber duas coisas: 1º - vivemos num santo de um país chamado Portugal (apesar de tantas coisas ter a melhorar e também isso eu estar a compreender aquí) , 2º - aquele dia foi de facto algo que traumatizou as pessoas desta cidade para sempre...
Ouvia os discursos de pessoas indignadas nas ruas, provando com factos que todo o 11 de setembro foi previamente pensado e apoiado tambem pelo governo americano, palavras que me entristeciam, que me fizeram fechar os olhos e lamentar todas as pessoas que infelizmente faleceram naquele dia devido ao acontecimento trágico.... mas .... e também nao esquecer, todas as pessoas no Iraq que sofreram as consequências de actos que nem sequer sabiam que se estavam a suceder... todas as pessoas que pouco ou nada tinham, e que até a vida perderam. Por guerras e mal entendidos entre pessoas que sao iguais a nós mas simplesmente têm mais poder... E isso revoltou-me.

Mas...cidade maravilhosa... musica na rua a toda a hora, uma energia que nos alimenta a alma, pessoas sonhadoras que se mudam para nova iorque para tentar a sua sorte na carreira, jovens...muitos! E sonhadores :) Tal como eu.
Ambição em todo o lado...
Luzes luzes luzes......

E agora....Nações Unidas.... A caminho! (Aperto na barriga!)

LINK para fotografias: http://picasaweb.google.pt/marta.sousamonteiro/NewYorkCity?authkey=Gv1sRgCOztrLbgoPrXBw&feat=directlink